quinta-feira, 12 de novembro de 2009

OBESIDADE NA ADOLESCÊNCIA


10ª Postagem


A obesidade é caracterizada pelo excesso de gordura corporal, que resulta frequentemente em um comprometimento significativo da saúde. São considerados obesos homens com mais de 25% de gordura corporal e mulheres com mais de 30% de gordura corporal.
A obesidade pode ter um conjunto de causas isoladas ou não, sendo as principais delas advindas de origem genética, endócrina, hipotalâmica, maus hábitos alimentares, sedentarismo, tireóide e taxa metabólica basal baixa (pessoas que têm baixa combustão dos alimentos, depletam pouco o que ingerem).
O sobrepeso e a obesidade na infância e adolescência têm sido relacionados como fatores de risco para doenças cardiovasculares, estando também associados a maiores prevalências de outras doenças na fase adulta. Em mulheres, há a possibilidade do desenvolvimento da artrite. Em homens, poderá causar gota e câncer do colo-retal, bem como interfere na otimização de outros males diversos em ambos os sexos, causando, inclusive, a mortalidade. Somando-se aos dados mencionados, estudos em países desenvolvidos sugerem que adolescentes obesos apresentam desvantagens socioeconômicas na vida adulta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário