quinta-feira, 12 de novembro de 2009

NECESSIDADES NUTRICIONAIS

12ª Postagem


A puberdade é uma época de intenso crescimento físico, o que demanda uma quantidade máximo de energia e nutrientes.
Aproximadamente um quarto da altura e metade do peso são adquiridos na adolescência. Este aumento resulta do crescimento do esqueleto, da massa muscular e da gordura, do aumento dos órgãos e do volume sanguineo.
A adolescência é uma etapa evolutiva peculiar ao ser humano, que culmina todo o processo maturativo biopsicossocial do indivíduo (VITOLI, 2003, p.190).
Ela é o segundo período de vida extra-uterina em que o crescimento atinge sua velocidade máxima. O crescimento está relacionado com o aumento de massa corporal e o desenvolvimento físico e, ainda, a maturação dos órgãos e sistemas para a aquisição de capacidades novas e específicas.
Nessa fase de crescimento acelerado é de grande importância a atenção à energia, pois neste momento há um aumento real do apetite, e a alguns nutrientes como as proteínas, que são responsáveis para a manutenção dos novos tecidos; o ferro, que tem função importante na capacidade de trabalho, na resistência à fadiga e no rendimento escolar; o cálcio, que nesta fase apresenta maior necessidades do que em qualquer outro período da vida em função do acelerado desenvolvimento esquelético, muscular e endócrino e as vitaminas A, que é importante, no período da adolescência, devido à aceleração do crescimento e C, cujas necessidades, aumentadas , estão fortemente ligadas ao padrão do crescimento( VITLI, 2003, p. 206).

DESNUTRIÇÃO NA ADOLESCÊNCIA

11ª Postagem


A desnutrição pode ser definida como uma condição clinica decorrente de uma deficiência ou excesso, relativo ou absoluto, de um ou mais nutrientes essenciais.

Causas

A desnutrição pode apresentar caráter primário ou secundário, dependendo da causa que a promoveu.

Causa Primária

A pessoa come pouco ou “mal”.Ou seja, tem uma alimentação quantitativa ou qualitativamente insuficiente em calorias e nutrientes.


Causa Secundária

A ingestão de alimentos não é suficiente porque as necessidades energéticas aumentaram ou por qualquer outro fator não relacionado diretamente ao alimento.

Ex:presença de verminoses,câncer,anorexia,alergia ou intolerância alimentares,digestão e absorção deficiente de nutrientes.

Consequência

A desnutrição leva uma serie de alterações na composição corporal e no funcionamento normal do organismo.Quanto mais grave for o caso, maiores e também mais graves serão as repercussões orgânicas.

OBESIDADE NA ADOLESCÊNCIA


10ª Postagem


A obesidade é caracterizada pelo excesso de gordura corporal, que resulta frequentemente em um comprometimento significativo da saúde. São considerados obesos homens com mais de 25% de gordura corporal e mulheres com mais de 30% de gordura corporal.
A obesidade pode ter um conjunto de causas isoladas ou não, sendo as principais delas advindas de origem genética, endócrina, hipotalâmica, maus hábitos alimentares, sedentarismo, tireóide e taxa metabólica basal baixa (pessoas que têm baixa combustão dos alimentos, depletam pouco o que ingerem).
O sobrepeso e a obesidade na infância e adolescência têm sido relacionados como fatores de risco para doenças cardiovasculares, estando também associados a maiores prevalências de outras doenças na fase adulta. Em mulheres, há a possibilidade do desenvolvimento da artrite. Em homens, poderá causar gota e câncer do colo-retal, bem como interfere na otimização de outros males diversos em ambos os sexos, causando, inclusive, a mortalidade. Somando-se aos dados mencionados, estudos em países desenvolvidos sugerem que adolescentes obesos apresentam desvantagens socioeconômicas na vida adulta.