sábado, 14 de novembro de 2009

ALTERAÇÕES NO APETITE

14ª Postagem

O apetite varia ao longo da infância, conforme o período de crescimento, rápido ou lento. É perfeitamente normal para uma criança pequena parecer esfomeada um dia e, no dia seguinte, não demonstrar muito interesse pela comida.
Os padrões alimentares se alteram com a chegada da adolescência. Os adolescentes têm um grande apetite para atender a demanda adicional de energia. Ao mesmo tempo, muitos desenvolvem hábitos alimentares inconsistentes como, por exemplo, não tomar café da manha, almoçar na escola ou em lanchonetes e fazer lanches o dia inteiro, enquanto vêem televisão, quase sem parar, ate a hora de dormir.
Embora a alimentação a base lanches não seja o ideal, este estilo de vida não necessariamente causa problemas nutricionais, desde que sejam atendidas as necessidades básicas diárias de proteína, carboidratos, gordura e varias vitaminas e minerais. De modo geral, você pode eliminar o risco nutricional oferecendo ao adolescente lanches ricos em vitaminas, minerais e proteínas, mas pobres em açúcar, gordura e sal.
Isso significa basicamente escolher alimentos saudáveis para lanches, como frutas frescas e secas, sucos, vegetais crus, nozes, queijo, biscoitos salgados integrais, pipoca e iogurte e não balas, bolos, biscoitos, batata frita, salgadinhos de milho e refrigerantes. (DIGEST,1998)