segunda-feira, 23 de novembro de 2009

PIRÂMIDE ALIMENTAR

23ªPostagem


A pirâmide alimentar serve como um guia para orientar as escolhas do dia a dia, e que a melhor maneira de buscar uma dieta saudável é incluir alimentos saborosos que realmente façam diferença para a saúde.




Os alimentos são formados por nutrientes. Assim sendo, os alimentos estão distribuídos na pirâmide alimentar em quatro níveis, com oito grupos de acordo com o nutriente que mais se destaca na sua composição. Os alimentos que estão no mesmo grupo possuem nutrientes e valor nutritivo semelhantes.




Cereais, Tubérculos Raízes e Pães
São fontes de carboidrato complexo. Estes carboidratos dão energia para realizar as atividades diárias.

Verduras, Legumes e Frutas
São fontes de fibras, vitaminas e minerais. As vitaminas e os minerais, também conhecidos como micronutrientes, regulam todas as funções do corpo. Já as fibras, apesar de não serem nutrientes, ajudam o intestino a funcionar de maneira adequada e reduzem a quantidade de gorduras no sangue.

Carnes e Ovos
São fontes de proteínas animais e ferro.

Feijões
São fontes de proteínas vegetais e também de fibras. Também chamados de leguminosas.

Leites e derivados
São fontes de proteínas animais e de cálcio.Das proteínas já falamos. Mas e o cálcio? Esse mineral está presente na formação dos ossos e dentes.

Óleos e Gorduras
São as gorduras vegetais e gorduras animais. Também são chamados de lipídios. Fornecem muita energia ao organismo e são necessários para a absorção das vitaminas A, D, E e K. Além disso, ajudam a manter a temperatura corporal.

Açúcares e Doces
São fontes de carboidratos simples. Estes são mais rapidamente absorvidos e aproveitados pelo organismo do que os carboidratos complexos. Mas assim como os óleos e as gorduras, devem ser consumidos em quantidades menores que os outros grupos alimentares.
www.ensp.fiocruz.br/biblioteca/dados





EQUILÍBRIO SAUDÁVEL

22ª Postagem



QUAL A DIFERENÇA ENTRE ALGUÉM QUE TEM HÁBITOS SAUDÁVEIS E ALGUÉM QUE NÃO TEM

21ªPostagem


Não é a capacidade da pessoa. Qualquer um pode fazer a opção de consumir alimentos melhores ou de evitar hábitos pouco saudáveis. Não é também uma questão de desejo. Em princípio, todo mundo prefere ser uma pessoa saudável. A diferença, no entanto, está na atitude interior. Mais especificamente, o ingrediente mais importante no processo de adotar hábitos saudáveis é encarar com otimismo nossa capacidade de nos comprometermos com eles.