4ª Postagem
A adolescência é um período marcado por grandes transformações fisiológicas, morfológicas, mentais e emocionais que levam o indivíduo ao estado adulto e, como todo processo de desenvolvimento humano, resulta da interação de determinantes genéticos e influências ambientais. ( DEL CIAMPO, TOMITA, 2007, P.311)
É neste período que ocorrem importantes transformações no corpo (puberdade), no modo de pensar, agir e no desempenho dos papéis sociais. Estas transformações físicas, emocionais e sociais, provocam mudanças importantes nas relações do adolescente com sua família, amigos e companheiros e, ainda, na maneira como ele próprio se percebe como ser humano. Isto, o fará estabelecer novas relações com a família e com a sociedade, bem como a ter independência emocional, social e econômica.
Neste processo de transição surgem conflitos, certezas e medos que caracterizam o comportamento, que expressa um rito de passagem por essa fase.
Num momento de individuação, de afirmação da personalidade e de integração social, ser diferente do modelo convencional, e habitualmente discriminado, pode ser intolerável para o adolescente. Não sendo bem aceito, sente-se frustrado e encontra na comida o consolo imediato, piorando a situação e estabelecendo um ciclo vicioso.
Alguns aspectos desse comportamento, principalmente no início da adolescência, tais como a maior suscetibilidade à influência de modelos apresentados pela mídia ou pelo grupo em que está inserido, a falta de definição de sua imagem corporal, atitude de confronto e de contestação como forma de auto-afirmar-se, levam o adolescente a ter dificuldades no que diz respeito a sua saúde física, incluindo uma alimentação adequada, que poderá incorrer em transtornos alimentares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário