segunda-feira, 16 de novembro de 2009

NECESSIDADES NUTRICIONAIS

16ªPostagem


A puberdade é uma época de intenso crescimento físico, o que demanda uma quantidade máximo de energia e nutrientes.
Aproximadamente um quarto da altura e metade do peso são adquiridos na adolescência. Este aumento resulta do crescimento do esqueleto, da massa muscular e da gordura, do aumento dos órgãos e do volume sanguineo.
A adolescência é uma etapa evolutiva peculiar ao ser humano, que culmina todo o processo maturativo biopsicossocial do indivíduo (VITOLI, 2003, p.190).
Ela é o segundo período de vida extra-uterina em que o crescimento atinge sua velocidade máxima. O crescimento está relacionado com o aumento de massa corporal e o desenvolvimento físico e, ainda, a maturação dos órgãos e sistemas para a aquisição de capacidades novas e específicas.
Nessa fase de crescimento acelerado é de grande importância a atenção à energia, pois neste momento há um aumento real do apetite, e a alguns nutrientes como as proteínas, que são responsáveis para a manutenção dos novos tecidos; o ferro, que tem função importante na capacidade de trabalho, na resistência à fadiga e no rendimento escolar; o cálcio, que nesta fase apresenta maior necessidades do que em qualquer outro período da vida em função do acelerado desenvolvimento esquelético, muscular e endócrino e as vitaminas A, que é importante, no período da adolescência, devido à aceleração do crescimento e C, cujas necessidades, aumentadas , estão fortemente ligadas ao padrão do crescimento( VITLI, 2003, p. 206).

Nenhum comentário:

Postar um comentário